Adsense-Top

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Recursos on-line para preparar as aulas de espanhol

Ao iniciar minha carreira como professora de espanhol tropecei com uma interrogante interessante: como desenvolver minha aula? Nesse momento lembrei de meus professores e pensei que seria muito fácil, mas estava errada. Espanhol para nativos e espanhol para estrangeiros são duas coisas diferentes, por outro lado, já no estava na época em que o ensino era tradicionalista, estava numa nova Era, uma época em que o ensino tinha um caráter sócio-interacionista; o professor não fica  frente à sala de aula passando conteúdo, agora o aluno aprende de forma dinâmica, na internet, com jogos, com músicas, com filmes, etc.
Tudo tinha mudado, minha ideia de educação estava obsoleta. Ao perceber essa situação comecei a pesquisar na Web e descobri que existia uma grande variedade de recursos on-line que podia usar para que minhas aulas adquirissem um caráter mais dinâmico.
No post anterior minha primeira dica foi planejar a aula, agora, minha segunda dica é pesquisar na internet, existem muitos recursos grátis que podem enriquecer sua aula. Hoje lhes proporciono uma pequena lista daqueles que mais uso.



Este site é muito útil para estar atualizado, frequentemente passam dicas da língua espanhola que, talvez, ainda desconheça. Também colocam a palavra do dia. O site dispõe de atividades com filmes, atividades para os professores preparar suas aulas, músicas traduzidas, frases úteis, um conjugador verbal, uma gramática bastante completa, amplo vocabulário, curso online, etc.
Este site possui uma grande variedade de exercícios imprimíveis para praticar a gramática.
Este site está dirigido especialmente a professores da língua espanhola, arquiva uma grande variedade de planos de aula e atividades prontas, oferece recursos, novidades e notícias da língua.
Este site oferece muitos exercícios para trabalhar com os alunos on-line, eles adoram. Os exercícios estão divididos por níveis, função comunicativa, função cultural e função gramatical.
Este site também oferece um grande número de atividades para fazer on-line, estão divididas por níveis também.
Este site oferece textos com áudio para praticar a leitura, piadas, vídeos  educativos, jogos on-line, etc.
Este site oferece reportagens, trailers de filmes com atividades, gramática, vocabulário, etc
- Cuentos de boca
Literarura infantil e juvenil.
- RAE
Sem dúvida este site é fundamental para a verificação da veracidade de muitas  informações.
Este site possui vários artigos sobre a língua muito interessante, principalmente sobre gramática.
Neste site encontramos uma grande variedade de exercícios imprimíveis de gramática.
Aqui podem usar notícias reais com exercícios divididos por níveis.
Um arquivo de podcasts que tratam aspeitos culturais.
- Dicionário de gestos
Traz  o significados de vários gestos, muito bom para as aulas de comunicação não verbal.
- Refranero Multilingüe
Você pode encontrar a origem, o uso e o significado dos ditados populares.
- Dicionário das variantes do espanhol
Registra regionalismos, gírias e variantes do espanhol de América
- Diccionario hispánico de dudas
Dicionário para esclarecer dúvidas gramaticais
- VAE
Dicionário de gírias.
- Dicionário Espanhol-Português
Para saber o significado das palavras.
- DICTIO
Site de notícias sobre a língua espanhola.
- Formespa
Atividades imprimíveis para as aulas, principalmente de música.
- Marcoele
Site com atividades de vídeo, músicas, etc. para as aulas.
- Don de lenguas
Site de podcasts diversos. 
- TICELE
Atividades diversas para as aulas.
- Exame DELE
Níveis do exame.
- Diploma DELE
Tudo sobre o exame DELE, orientação, livros, exemplos de provas, etc.
- Dicionário popular mexicano
Expressões populares mexicanas.
- Portal mexicano
Cultura do México.

Essa é uma síntese dos melhores sites que eu conheço na Internet, que são grátis e que podem ajudar a que nossas aulas sejam DINÂMICAS Y DIVERTIDAS.
Boas aulas!

26 comentários:

  1. Oi profesora Grether, tenho visitado o seu blog e tenho apreciado muito o seu despreendimento em ajudar outros professores da aréa.
    Obrigada e Deus te abençoe.

    P.S.: Aproveito para perguntar qual o passo-a-passo para se tornar um professor(a) de espanhol.
    No aguardo
    Att.:
    Claudia Maria (claudinha_maria@oi.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia!

    Eu que lhe agradeço. Na busca de conhecimento para se tornar uma professora de espanhol pode contar com minha ajuda incondicional.
    Vamos ao passo a passo.
    1. Saber a língua. Provavelmente já você tenha algum conhecimento ou domine a língua, caso contrário precisa fazer um curso de espanhol, preferivelmente no estrangeiro, a convivência é a melhor escola. Se não for possível, pode fazer letras espanhol e fazer um curso extra-curricular, recomendo professor particular se quiser ter resultados rápidos. Você também precisa estudar de forma autônoma, o melhor que conheço, além da Real Academia Espanhola é: http://bomespanhol.com.br/
    Se você for nativa já tem o primeiro requisito.
    2. Se seu objetivo é ser autônoma ou trabalhar em escolas de idiomas, somente saber a língua é suficiente, porém, se quiser ministrar aulas em colégios ou faculdades precisa fazer curso de letras espanhol para el primeiro caso e mestrado para o segundo.
    3. Se já tem esses requisitos é só enviar currículo e esperar, os meses de contratação são: finais de dezembro, janeiro e julho.
    4. Se quiser ser autônoma deixei todas as dicas neste post: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-comecar-uma-carreira-como.html
    5. Você também pode tentar o diploma DELE, todos as informações a seguir: http://www.examendele.com/br/index.html

    Bom, acredito que isso é tudo, se tiver qualquer dúvida não hesite em perguntar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Também pode ser útil esta lista de e-mail de escolas de idiomas para enviar currículo:
    santoandrecentro@ccaa.com.br
    vilamariana@cna.com.br
    republica@cna.com.br
    vilaprudente@cna.com.br
    mooca@cna.com.br
    conceicaosp@cna.com.br
    cambuci@cna.com.br
    carrao@cna.com.br
    tatuape@yazigi.com
    jesus@yazigi.com
    vila_prudente@yazigi.com
    fiskpenha@fisk.com.br
    fisksaude@fisk.com.br
    ama@cellep.com
    vila@cellep.com
    pac@cellep.com
    pal@cellep.com
    tat@cellep.com
    mar@cellep.com
    brg@cellep.com
    and@cellep.com
    vilaolimpia@cellep.com
    sp-liberdade@skill.com.br
    ipiranga@skill.com.br
    stoamaro@sevenidiomas.com.br
    vilamariana@sevenidiomas.com.br
    mooca@sevenidiomas.com.br
    augusta@sevenidiomas.com.br
    sbcrudge@skill.com.br
    sbchollywood@skill.com.br
    stoandre@sevenidiomas.com.br
    secretaria.aclimacao@sevenidiomas.com.br
    saocaetano@skill.com.br
    pqnoratorio@skill.com.br
    wizardsjclimaco@uol.com.br
    spsacoman@wizard.com.br
    sbccentro@skill.com.br
    anarosa@skill.com.br
    spconsolacao@skill.com.br
    spliberdade@wizard.com.br
    spmooca@wizard.com.br
    america@sevenidiomas.com.br
    ipiranga@wizardsp.com.br
    scaetanosul-vlgerty@wizard.com.br
    fiskjabaquara@fisk.com.br
    fiskipiranga@fisk.com.br
    higienopolis.sp@escolasfisk.com.br
    analiafranco.sp@escolasfisk.com.br
    aclimacao.sp@escolasfisk.com.br
    wizard.sa@globo.com
    santoandrepqnacoes@wizard.com.br
    stoandrevilabastos@wizard.com.br
    santoandre@wizard.com.br
    wizard.santoandre@uol.com.br
    stoandreutinga@wizard.com.br
    stoandrevilapires@wizard.com.br
    stoandrevilaassuncao@wizard.com.br
    santoandrestaterezinha@wizard.com.br
    saocaetanodosul-centro@wizard.com.br
    fiskstoandre3@fisk.com.br
    cassiawm@yazigi.com
    liberdade@cna.com.br
    saude@ccaa.com.br
    vilamariana@ccaa.com.br
    tatuape@sevenidiomas.com.br
    sacoma.sp@escolasfisk.com.br
    fiskvmariana@fisk.com.br
    roliveira@yazigi.com
    mooca@yazigi.com
    republica@yazigi.com
    spmooca@skill.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Meu nome é Juliana e estou amando o seu blog, obrigada por tantas dicas e orientações. Morei seis anos na Espanha, e agora quero dar aulas de espanhol, você me aconselha a ter o diploma do Cervantes?
    é necessário? sou estudante de Turismo, e no momento quero dar aula particular em casa mesmo, este diploma me habilita em quê?
    Desde já te agradeço. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana!

    Muito obrigada e desculpa por não ter respondido antes, teve uns dias bem corridos.
    Para dar aulas particulares você somente precisa dominar a língua, ter jogo de cintura e uma boa dinâmica, porém ter um diploma do Cervantes pode-te abrir muitas portas, mas não é necessário.
    Eu recomendo ler este post que fiz recentemente de como se iniciar como autônomo, dou algumas dicas:
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-comecar-uma-carreira-como.html
    Se você tiver qualquer dúvida ou precisar qualquer coisa não hesite em perguntar-me, fico à inteira disposição.
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite professora grether conheci seu blog hoje e estou vendo que vc têm um grande conhecimento da língua espanhola, estou cursando letras espanhol pela universidade estadual aqui do Piauí, eu e minha turma estamos fazendo estágio supervisionado, e estou um pouco receioso para dar aulas para turmas de 1º,2º e 3º ano médio, vc pode me dar unas dicas?beijo FRANCISCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FRANCISCO!
      Quando trabalhei em colégio tinha par de anos mais que tu e a maior dificuldade que tive foi conseguir o respeito deles, eu parecia mais uma aluna, mas não era, apode acontecer o mesmo contigo. Com base nessa dificuldade te recomendo não adotar atitudes que possam dar margem a confundir o professor com um colega.
      Se as coisas foram como antes a primeira dica seria fácil de cumprir, mas atualmente aluno é cliente e desafortunadamente o cliente tem mais valor que o professor, com isto quero dizer que você tem que se fazer respeitar, mas os alunos têm que gostar de ti, essa é a parte mais difícil e desafortunadamente não há uma fórmula mágica.
      Minha segunda dica é nunca demonstrar medo ou insegurança, adolescente cheira o medo de longe e se isso acontecer teus dias estarão contados. Para evitar isso, pelo menos até pegar o jeito deves preparar bem a aula, direcionar os alunos para o lugar que queres ir, isto não significa rigidez, ao contrário deve ser uma aula espontânea mas direcionada a cumprir um objetivo, não é levar uma música para passar os 90 minutos, essa música deve ter um objetivo. Outro fator que ajuda a eliminar a insegurança é a organização, não sei se já tiveste professores que deixavam uma lição de casa e não lembram na próxima aula, ou se já tiveste professores que chegavam à sala de aula e perguntavam: por onde a gente ficou da última vez? isso evita-se com organização e planejamento, anota tudo numa agenda.
      Recomendo chegar em sala de aula e colocar sempre no quadro: o nome da matéria, a data, o assunto e os pontos que serão trabalhados para que eles se organizem.
      Com adolescentes tudo deve ser bem claro, eles gostam de formar tormentas em copos de água, antes das provas lista os conteúdos que serão avaliados e nunca devem estar fora do dado em aula, também tenta fazer uma revisão. Reprova um aluno se realmente está muito mal e antes averígua como ele vai com os outros professores, a escola sempre vai aprovar ao aluno no conselho de classe, isso evitará muitos problemas com os pais. Lembra que aluno é cliente.
      Nos primeiros dias de aula tenta saber os gostos deles, no final deste post eu respondi uma pergunta semelhante à tua e deixei umas atividades legais para o primeiro dia:
      http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/muitos-professores-de-espanhol-se.html?
      Recomendo também este outro post de recursos para as aulas:
      http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/ao-iniciar-minha-carreira-como.html
      Neste outro há músicas classificadas por temas e gramática, assim como diferentes formas de fazer atividades com músicas:
      http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/musica-nas-aulas-de-espanhol.html
      Neste há dicas para que prepares a aula:
      http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-preparar-uma-aula-de-espanhol.html
      Em nosso facebook deixo muitas dicas boas e sugestões de trabalho:
      http://www.facebook.com/DicasProfessoresDeEspanhol?ref=hl

      Se no decorrer do semestre apresentas alguma dúvida ou precisas de algum material podes perguntar sempre. Muita sorte e um grande abraço!

      Excluir
  7. obrigado professora vc é demais vc relatou tudo o que eu estava pensando, vou seguir suas dicas e voltarei no blog para conversarmos sobre meu estágio. BEIJO.

    ResponderExcluir
  8. De nada! Desejo muita sorte e tudo de bom nesta carreira, sempre que precisar e eu puder ajudar fico feliz!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. professora como faço pra falar com vc on line? face, twitter, msn....
    FRANCISCO

    ResponderExcluir
  10. Olá Francisco!
    Pode me add ao facebook:
    http://www.facebook.com/grethersosa

    ResponderExcluir
  11. Olá profª Grether Sosa, buenas noches visito o seu blog com certa frequência, acho muito interessante, as vezes fico aprensiva qdo planejo as minhas aulas de Espanhol/ens.médio por não ser licenciada na área. Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Olá colega!

    Fico feliz de que o blog esteja sendo útil. Sempre que precisar de algum material, tiver alguma dúvida, se eu tiver ou souber posso te ajudar com muito prazer.
    Meu e-mail:
    grethersosa@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Pro!
    Queria lhe agradecer por este exelennte blog! Tenho que preparar a minha primera aula de Espanhol, e estou bastante perdida.
    A suas dicas me ajudaram muito!
    Obrigado.
    Cintia.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Cintia!
    Se precisar de alguma coisa fico à disposição!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá Grether,
    Gostaria de parabeniza-la pelo blog, esta me ajudando muito com minhas aulas de espanhol... Parabéns...

    Ah, e já recomendei para muita gente.

    Beijos
    Karine Reis

    ResponderExcluir
  16. Olá Grether,

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Sou professora de Inglês, mas atualmente ocupando a função de Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Jundiaí, SP. Como em nossa cidade há um Centro de Estudos de Línguas - CEL, vinculado à Secretaria da Educação, no qual são ministradas aulas de Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, peço autorização para disponibilizar o endereço do seu blog para os Prof. de Língua Espanhola. Se quiser conhecer o meu blog, passo o endereço: http://www.beteteacher.blogspot.com.br/
    Aguardo sua resposta.
    Muito grata
    Elisabete Panssonatto Breternitz

    ResponderExcluir
  17. Olá Elisabete!

    Sou eu que agradeço a divulgação. Pode ficar à vontade, fico feliz de que os materiais e as dicas sejam úteis. Fico à disposição.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá professora, eu sou estudante do sexto semestre de Letras/espanhol pela UFPel, estou preparando meus planos de aula para as práticas de estágio, se pudesse me dar umas dicas, agradeceria. Ah e se me disponibilizasse endereços para que eu pudesse encaminhar meus curriculos também ficaria grata, mas aqui para o RS.

    ResponderExcluir
  19. Olá colega!

    Você pode conferir este artigo sobre como elaborar um plano de aula: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/muitos-professores-de-espanhol-se.html

    Se ficar alguma dúvida pode entrar em contato comigo novamente.

    Com relação a endereços para encaminhar o currículo recomendo colocar no google "escolas de idiomas + RS", você pode ser mais específico: "skill, wizard, CNA, Yázigi, CCAA, Fisk + RS" ou "Colégios + RS", você entra nos sites e em quase todos há um e-mail para contato. Com relação aos colégios verifique se têm espanhol na grade.

    Um grande abraço,

    Grether

    ResponderExcluir
  20. Olá professor, antes de mais nada queria agradecer por todo esse material que nos oferece.
    Estou estudando gramática queria umas dicas de cadernos de exercicíos de gramática para poder melhorar. O livro que estou estudando tem,mas são poucos e queria praticar mais. Onde posso comprar? já procurei mas só encontro nivel A1.

    Obrigado


    Abraço

    Eduardo

    ResponderExcluir
  21. Hola Gladiadora

    Disculpa por no haberte podido responder antes.

    En este artículo dejo algunas "dicas" de libros y sitios de gramática. En la librería Saraiva siempre hay buenos libros. Espero que sea de ayuda.

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2013/08/dicas-para-comecar-dar-aulas-de-espanhol.html

    ResponderExcluir
  22. Hola, corazón!
    Este blog me ayuda muchísimo en mis clases
    Muchas gracias por tu dedicación, sigue así, nena!
    Besitos :*

    ResponderExcluir
  23. Falo espanhol fluente gostaria de dar aulas para crianças carentes como posso fazer so nao escrevo

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!