quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dicas para trabalhar com filmes nas aulas de espanhol

Considero essencial o uso de filmes em sala de aula porque permitem realizar atividades auditivas altamente atrativas, autênticas e motivadoras, trazem diversão e variedade às aulas e nos possibilitam usar uma série de técnicas interessantes para integrar as quatro habilidades numa aula só (compreensão auditiva, leitura, conversação e escrita); em outras palavras, nos dão a oportunidade de congelar a imagem para que o aluno se antecipe a qualquer tópico que seja de nosso interesse trabalhar, podemos usar um pedaço sem áudio para eles criarem o diálogo da cena, podemos usar leitura legendadas, extrair pequenas cenas para eles completarem os espaços em branco, etc.


O mais importante dos filmes é que são um retrato da cultura do país em que são produzidos, carregam costumes, crenças, gestos e fazem que os alunos percebam a língua em contextos reais.

Você pode estar se perguntando como usar este recurso em sala de aula e como produzir uma atividade com filme, é esse precisamente o objetivo deste artigo, compartilhar como usar essa ferramenta e como criar suas próprias atividades, assim como recomendar alguns sites que têm as atividades já prontas.

Como usar o filme na sala de aula? 

- Primeiramente você deve selecionar um filme que seja do agrado de seus alunos e que cumpra com os objetivos da aula, já sejam culturais, gramaticais ou lexicais.
- Em segundo lugar, não recomendo passar um filme integramente, deve selecionar uma cena que dure de 5 a 10 minutos e tentar escolher filmes cujas falas seja simples e clara.  
- Assista o filme quantas vezes precisar e selecione todas as cenas que poderiam contribuir com os objetivos da aula.
- Corte as cenas usando este programa gratuito: 
- Depois pense em seus objetivos e realize atividades para antes, durante e depois de assistir a cena, pode usar legenda ou não, vai depender dos objetivos.

Exemplo de atividades. Fonte: Bom Espanhol


Você pode acessar à atividade original clicando aqui.

Nome do filme: Siete minutos (2010) Filme Español
Tempo: 00: 00: 38 hasta 00: 02: 06
Conteúdos:
- Funcionais: Dar consejos.
   - Culturais: Cultura de España. Refranes

Antes do filme

- Hoy vamos a ver una película  que se llama “Siete minutos” Por el título imagine y diga cuál podría ser el tema de la misma.
- Dejar que cada uno cree su hipótesis sobre el tema que se abordará y verificar después quién se acercó más a la respuesta cierta.

Durante o filme

1. Observa y marca verdadero (V) o falso (F) según corresponda y justifica las falsas.

( ) Las personas que estaban en la escena eran valientes y no estaban nerviosas.
( ) En ese lugar se van a hacer solamente amigos.
( ) Lo único que necesitan los personajes para encontrar a alguien que guste de ellos es ser ellos mismos.
( ) Los personajes tienen una guía de preguntas para romper el hielo.
( ) Toda la bebida va por la casa.
( ) La locutora del lugar también participa del juego.
( ) Los participantes pueden intercambiar teléfonos.

Depois do filme

2. En una parte de la escena se dice el siguiente refrán: “Para gusto se hicieron los colores”. Debata con sus compañeros qué significa y en qué contexto se usa.

3. Completa la tabla según lo escuchado.

Preguntas/nombres
Sonia
Ana
María
Luis Miguel
Zulueta
Profesión





Estado civil





¿Tiene hijos?
¿Cuántos?






 -¿Qué crees que significa la expresión “Me va de puta madre”? Comenta con tu compañero.
 -¿Cuál es el problema de María y a dónde va para tratar ese problema?
 -¿Para qué crees que Luis Miguel cogió el bolso de María?
 -Ana se colocó el sobrenombre (nick) de Guantanamera, ¿sabes a qué se refiere guantanamera e de qué país proviene la palabra?
 -¿Cómo imaginas que terminará la película?

Sites com atividades com filme:


Boas aulas!

6 comentários:

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!