Adsense-Top

sábado, 12 de novembro de 2011

Adeus à aula tradicional

Estimados colegas, já não é possível manter nossos alunos nas cadeiras a aula toda sem fazer coisas diferentes porque eles formam parte da Geração Z, uma geração digital, ativa que pensa diferente. Esta nova geração está influenciada pela complexidade e velocidade das Tecnologias da Informação e da Comunicação, diferentemente de nós, eles gostam de ligar, ao mesmo tempo, a televisão, a internet e a música, eles sentem a necessidade de estar conectados e de compartilhar tudo com os amigos de forma imediata, eles aprendem socializando. Por este motivo, nós devemos atualizar nossos métodos de ensino e aproveitar o legado que Vygotsky nos deixou: o ser humano é um ser social e aprende interagindo com os outros seres. A isto podemos acrescentar que a língua espanhola, como qualquer outra, é um produto social que carrega uma bagagem cultural e a melhor forma de incentivar nossos alunos a aprendê-la é proponho-lhes novos desafios que lhes ajudem na transição da zona de desenvolvimento potencial à zona de desenvolvimento real. 

Na própria sala de aula você pode fazer coisas diferentes, use o chão, as paredes, as portas, a tecnologia; organize o espaço de forma adequada, um aluno detrás do outro não fomenta a interação, faça rodas para que todos possam visualizar a fala do colega.

Esqueça o livro de vez em vez e crie projetos pedagógicos, os alunos se envolvem mais e aproveitam melhor a matéria. Use materiais e situações modernas e acordes com os interesses de seus usuários. 

Trouxe duas sugestões:

1. São Paulo como cidade cosmopolita alberga pessoas de todos os países. Os bolivianos, com nostalgia de sua terra natal criaram um espaço durante os domingos para se reunir e desfrutar de suas músicas e gastronomia. Este espaço recebeu o nome de “Feira Kantuta” e se transformou em um lugar de atração turística para os brasileiros. A feira pode ser uma opção de excursão ou de projeto pedagógico para seus alunos, fica na Rua Pedro Vicente, 625, bairro do Pari, São Paulo, perto da estação Armênia do metro e abre aos domingos. Segue um pequeno vídeo que lhe ajudará a ter uma melhor opinião sobre esse espaço cultural.



2. Um apoio para suas aulas são as séries, eu uso muito a série espanhola “Extra” direcionada ao aprendizado do espanhol, está disponível no youtube.


Boas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!