Adsense-Top

sábado, 31 de dezembro de 2011

O que devo fazer na primeira aula de espanhol?

O primeiro dia de aula é sempre o primeiro dia de aula e mesmo que tenhamos 50 anos de experiência ficamos ansiosos, nervosos e cheios de incertezas. Essas sensações fazem parte de nós porque sabemos que é o momento mais importante do curso, nesse dia se estabelece ou não a conexão aluno - professor que determinará se seremos aceitos ou não pelo grupo.
Esse primeiro encontro se divide em várias etapas:
1. Retorno dos alunos ao colégio: depois de umas agitadas férias os alunos chegam cheios de energia, novidades e aventuras que compartilhar com seus colegas, não estão com vontade de voltar à vida escolar, portanto é um mau momento para lhes apresentar conteúdos densos, aproveite esta primeira aula para conhecê-los e fomentar as relações interpessoais já que mesmo que você não acredite, eles também estão ansiosos, nervosos e cheios de incertezas porque terão novos professores aos que se adaptarem. Antes de você entrar na sala de aula eles estão pensando: Como será meu professor? As aulas serão divertidas ou chatas? Aprenderei coisas novas e interessantes? Poderei confiar em meu professor? 
2. Retorno do professor ao colégio: antes de entrar à sala de aula eu  lhe recomendo pesquisar sobre seus futuros alunos, ler várias vezes as listas de nomes para se familiarizar com eles, preparar uma aula dinâmica e divertida que ajude a quebrar o gelo e fomentar empatia entre você e a classe. Para se mostrar seguro na fala prepare-se bem, estude e domine o conteúdo, organize o curso, quais serão as principais atividades que eles terão durante o primeiro bimestre para que os alunos se organizem previamente também.
3. A primeira aula: quando você entra na sala de aula, os primeiros 30 segundos da mesma são essenciais, em esse breve tempo, mesmo sem você falar uma palavra, já os alunos começam criar as primeiras impressões, por isso, use roupas apropriadas, entre com um sorriso no rosto, apresente-se de forma simples e amável e, o mais importante, procure desde um primeiro momento estabelecer uma boa relação com seus alunos e se interessar por conhecê-los, esqueça os conteúdos e lembre que se em esse primeiro momento consegue estabelecer uma relação aluno-professor verdadeiramente poderosa, criará vínculos que farão que os conceitos e conhecimentos fluam naturalmente e sem esforço e, provavelmente, você marcará de forma positiva seus alunos para a vida toda.

Depois de ter lembrado o que acontece geralmente no primeiro encontro eu quero compartilhar com vocês as atividades que eu uso nessa primeira aula para desinibir aos alunos, criar energia positiva e estabelecer laços de cumplicidade e respeito. Gostaria dizer, que esse mesmo processo acontece com alunos de escolas de idiomas, a diferença radica em que eles, geralmente, não conhecem ninguém do grupo, portanto, um ponto importante é criar laços entre os integrantes do grupo, outro ponto muito positivo é que eles costumam ter muito interesse em aprender a língua.

Atividades para o primeiro dia de aula
  
Auto- retrato
Eu uso muito a atividade proposta por Lourdes Domenech chamada de AUTO - RETRATO. Primeiramente, você explica para aos alunos que assistirão um vídeo no qual serão apresentados vários adjetivos em espanhol, eles deverão escolher o adjetivo que melhor os descreva. É aconselhável levar os adjetivos impressos por se a tecnologia falhar. Posteriormente peça para cada aluno se apresentar dizendo o nome e explicando o motivo pelo qual escolheu esse adjetivo. O professor deve escrever na lousa os adjetivos e marcar a quantidade de vezes que se repete cada um. O importante deste exercício é que ao final você terá um perfil quase exato do grupo, por outro lado, dará a oportunidade aos alunos de fazerem escolhas o que para eles significa que em sua matéria as coisas podem ser negociadas e que a opinião deles é valiosa. A seguir o vídeo dos adjetivos o qual, respeitosamente, modifiquei porque os alunos são muito visuais e uma imagem acompanhada de música ajuda a relaxar. É importante explicar o significado dos adjetivos que forem diferentes do português. Outra opção é dizê-lhes que escolham dois adjetivos, um que lhes descreva e outro que descreva ao colega do lado. 


As outras atividades as coloquei neste vídeo para que o post não fique muito extenso.