Adsense-Top

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dicas para introduzir o presente de subjuntivo: atividades

Aprender a usar o modo subjuntivo é uma das maiores dificuldades de nossos alunos, eles não conseguem determinar, muitas vezes, se uma frase deve estar em presente de subjuntivo ou em presente de indicativo, e cabe a nós ter um bom domínio desse conteúdo para deixá-los à vontade.

Por este motivo, no post de hoje, vou fazer um resumo do modo subjuntivo e vou começar a deixar dicas para trabalhar todos os tempos verbais que formam parte deste.
Primeiramente devemos ter claro que existem três modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Em segundo lugar é importante mostrar para os alunos o contraste entre indicativo e subjuntivo, apontando que os tempos do modo subjuntivo expressam dúvida, desejo, incerteza, coisas improváveis, etc.; já os tempos do indicativo falam de fatos reais, que aconteceram, acontecem ou acontecerão.

Outra coisa que devemos ter presente é a conjugação do verbo. Para conjugar os verbos regulares, em presente do indicativo ou do subjuntivo, devemos substituir a desinência do verbo por as respectivas terminações segundo a pessoa gramatical, exemplo: a desinência do verbo AM-AR é AR, a do verbo COM-ER é ER e a do verbo PART-IR é IR.  

 Observemos como conjugar verbos regulares em presente de subjuntivo:

Pronombre personal 
Trabaj-ar
Com-er
viv-ir
(yo)
trabaj-e
com-a
viv-a
(tú)
trabaj-es
com-as
viv-as
(usted, él, ella)
trabaj-e
com-a
viv-a
(nosotros, -.as)
trabaj-emos
com-amos
viv-amos
(vosotros, -as)
trabaj-éis
com-áis
viv-áis
(ustedes, ellos, ellas)
trabaj-en
com-an
viv-an

O presente do subjuntivo apresenta as mesmas irregularidades do presente de indicativo. Para lembar das irregularidades e dos usos deste tempo verbal recomendo ler mais em Bomespanhol.

Agora chega a melhor parte: como introduzir este tempo para meus alunos?

  1. Primeiramente prepare um power point ou um cartaz com fotos de várias festas celebradas em Espanha e demais países falantes do espanhol, pergunte se são celebradas essas festas no Brasil, se são celebradas nas mesmas datas, etc. Alguns exemplos são: o casamento, o carnaval, a páscoa, o Natal, etc.
  2. Depois distribua as seguistes frases e peça que façam uma relação entre as celebrações e as frases:
·         ¡Qué seáis muy felices!
·         ¡Qué cumplas muchos más!
·         ¡Qué el año que empieza sea mejor que el anterior!
·         ¡Qué pases una buena luna de miel!
·         ¡Qué te diviertas en la fiesta de tu pueblo!
·         ¡Qué todos vuestros planes se hagan realidad!

  1. Esses são exemplos de frases, você deve distribuir as frases dependendo das celebrações apresentadas. Depois os alunos devem marcar os verbos que há nelas. Você deve perguntar se já conhecem esse tempo verbal, os alunos provavelmente falarão que não, nesse momento você apresenta o presente de subjuntivo fazendo ênfases em que essas frases expressam desejos. Agora é o momento de explicar como conjugar os verbos e como usá-los.
  2. Em um segundo momento da aula pode distribuir para os alunos problemas sociais atuais para que elaborem desejos. Exemplo: Ojalá que se acaben las guerras.
  3. Depois faça uma atividade com música, recomendo “Ojalá de Silvio Rodríguez”. Pode deixar espaços em branco no lugar dos verbos em subjuntivo para os alunos completarem, posteriormente faça que eles formem frases com esses verbos usando a expressão "Ojalá".
  4. Por último para consolidar recomendo este jogo:
Também podem usar este vídeo:



Atividades relacionadas:
- Qué te den por culo
- Atividade de conversação: presente de subjuntivo

Boas aulas!

7 comentários:

  1. Muy bueno. Felicidades por la iniciativa. Cuándo saldrán otros pots sobre los demás tiempos del subjuntivo?

    ResponderExcluir
  2. Hola querido colega.
    Pido disculpas por no haber publicado nada en algún tiempo, pero estaba en el período da las vacas gordas y bueno, ahora que llega el período de las vacas flacas voy a tener un tiempecito libre y con toda seguridad voy a compartir mis experiencias. Gracias por el comentario y estoy abierta a cualquier pregunta.

    Un cordial abrazo!
    Grether Sosa

    ResponderExcluir
  3. Preciso hablar el español argentino, como hago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo (a),
      Para aprender las diferencias de los aspectos léxicos, fonéticos, morfológicos y sintácticos de la variante del español usado en Argentina te recomiendo un profesor argentino, un intercambio o simplemente una visita a este país. Si tu interés es aprender autonomamente, nada mejor que ver películas argentinas y siempre que veas alguna cosita diferente busca en la internet el significado. Las mayores diferencias están en el vocabulario y el uso del voseo. Te voy a dejar algunos enlaces interesantes:
      http://www.bomespanhol.com.br/gramatica/voseo
      http://www.ub.edu/filhis/culturele/argentina.html
      http://www.rtve.es/noticias/argentina/
      Hay algunas películas buenas:
      - El hijo de la novia.
      - Nueve reinas.
      Cualquier duda siempre a disposición. Un gran abrazo!

      Excluir
  4. hola greter todo bien?, mi nombre es alejandro y vivo en Brasil, la verdad es que hay un monton de personas aca en mi barrio queriendo aprender español, apesar de saber español saber lo que eso significa en portugues no tengo ni idea de donde comenzar, conoces algun site que tenga ejercicios de espanhol?, o algo parecido, como devo comenzar en la primera semana ej. alfabeto saludo estaciones del año esas cosas, esta muy bueno tu blog y espero que puedas ayudarme, mi mail es alanutn@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Hola Alan!

    Te he escrito a tu correo. Si no te llega puedes escribir a: grethersosa@gmail.com

    Chao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. buenas noches. Puedes también enviar para mi?
      Empece ahora ensenãr espanõl. Me quedo muy agradecida por la ayuda.
      Mi email: loveumarina@hotmail.com
      Espero respustas.
      Muchas Gracias.

      Excluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!