Adsense-Top

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Dicas para começar uma carreira como professor de espanhol autônomo.

Olá colegas!
Em resposta a alguns pedidos recebidos por e-mail vou compartilhar com vocês algumas dicas para começar uma carreira como professor de espanhol autônomo. Para facilitar a compreensão dos vários tópicos vamos a dividi-los  por passos.

1. Fazer o cadastro de autônomo: 

Necessitamos fazer esse cadastro por muitos motivos, um deles é que alguns alunos podem solicitar nota fiscal, nunca aconteceu comigo, mas tenho colegas que precisaram  emiti-la. Você pode ter muitas perguntas de como fazer isso, para tirar suas dúvidas pode acessar a blogado que lá está tudo bem explicado: 
A pessoa do post que explica como abrir o cadastro teve uma experiência difícil, mas eu tive sorte, foi muito rápido, nem fila fiz.

2. Selecionar o material: 

O mercado é extremadamente competitivo, há professores em todas as faixas de preços, desde 15 reais até 100 reais ou mais. Você deve decidir o tipo de aluno que deseja, esta decisão está relacionada a outros fatores que vou lembrar posteriormente. Há professores que usam apostilas próprias, entregam aos alunos uma cópia grátis e reduzem assim o custo do curso para estes. Outros, e eu prefiro esta alternativa por muitas razões, usam livros didáticos. Eu me inclino a esta segunda opção porque o aluno tem a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura hispânica, pode fazer exercícios de escuta específicos e variados, são coloridos e com imagens, a margem de erros é menor e finalmente têm o ponto de vista de várias pessoas especializadas no ensino da língua. Talvez  você não tenha ideia dos livros que pode usar, em vista a isso fiz uma lista dos que eu conheço. 

Lista de livros para o ensino de espanhol

Alunos de 6 a 12 anos:
- "Recreo: español para niños" de la editora Santillana
- "Clave de sol" de la editora en clave ELE.
- "Un, dos, tres ¡ya!" de la editora en clave ELE.

Alunos de 13 a 18 anos:
- "Prefiero español" de la editora Santillana
- "Ventana al español" de la editora Santillana
- "¡Fiesta!" de la editora en clave ELE.

Adultos:
- "Nuevo ELE" de la editora sm  ELE.
- "Español lengua viva" de la editora Santillana
- "En acción" de la editora en clave ELE.
- "Nuevo Ven" de la editora Edelsa.
"Aula internacional" de la editora Difusión.

Adultos direcionado ao âmbito profisional
- "Conexión - Curso de español para profesionales brasileños" de la editora en clave ELE.
- "Bienvenidos - Español para profesionales del turismo" de la editora en clave ELE.
- "Profesionales" de la editora en clave ELE.

Gramáticas:
- "Gramática - Práctica del español" (María Antonieta) de la editora en clave ELE.
- "Gramática en diálogos" (María de los Ángeles) de la editora en clave ELE.
- "Gramática de español paso a paso" (Adrián Fanjul) de la editora en clave ELE.
- "Dale a la gramática" (Carlos González) de la editora en clave ELE.
- "Gramática básica del estudiante de español" (Rosario Alonso) de la editora Difusión.

Dicionários:
- "Diccionario Santanilla para estudiantes" (Miguel Díaz y García Talavera) de la editora Santillana.
- "Diccionario práctico del estudiante" (Real Academia Española) de la editora Santillana.
- "Diccionario del estudiante" (Real Academia Española) de la editora Santillana.
- "Diccionario hispánico de dudas" (Real Academia Española) de la editora Santillana.
- "Diccionario Salamanca de la lengua española" (Universidad de Salamanca) de la editora Santillana.
- "Pictodiccionario español - portugués"  de la editora Santillana.

Verbos:
- "2020 verbos españoles formación y usos" de la editora Santillana.

Para professores:
- "Ser maestro - Técnicas de clase" (Joaquín Díaz) de la editora en clave ELE.
- "Diccionario de enseñanza y aprendizaje de lenguas" (Ignasio M. Palacios) de la editora en clave ELE.
- "Claves para comprender el Marco común europeo" (E. Rosen) de la editora en clave ELE.

Essa lista pode ser de grande utilidade, eu uso o "Nuevo ELE" porque já tenho todos os livros, porém ganhei recentemente o primeiro livro de "Aula Internacional" e gostei bastante, principalmente que eles têm materiais extras como vídeos, cartazes, etc para complementar o livro, mas você pode escolher o mais adequado com sua metodologia, recomendo ir até a livraria, pedir o livro, ver a estrutura e segundo a metodologia que você usa, escolher um. Se você tem vários alunos pode chegar a um acordo com a editora para eles darem um desconto nos materiais, assim o costo do curso pode diminuir. 

3. Encontrar os alunos: 

Esta é a parte mais difícil, você pode usar a rede de anúncios grátis, mas esta alternativa não é muito efetiva porque geralmente o aluno vai pelo menor preço, você pode anunciar no jornal da cidade, e a mais eficaz é a recomendação de ex-alunos. Esta de moda dar aula em empresas, você também pode ir até as empresas e fazer uma proposta a Recursos Humanos; para escolher a empresa pesquise se os funcionários precisam da língua espanhola no trabalho.

Você pode anunciar grátis nos seguintes sites:

1. OLX
2. Vivanuncio
3. Bomnegocio

4. Dar aulas em domicílio ou num local fixo: 

Há professores que vão até os alunos, o benefício é que o preço é maior, mas você perde tempo se locomovendo e termina com uma carga horária reduzida, outros professores dão aula em suas próprias casas, como benefício não se deslocam, carga horária maior e não gastam tempo nem transporte, mas expõem sua privacidade e têm que selecionar muito bem os alunos e por último estão os que alugam um local, estes têm os mesmos benefícios dos segundos e como ponto negativo está o aluguel do espaço. Você deve escolher a melhor alternativa segundo suas possibilidades. 

5. Estabelecer o preço: 

Para estabelecer o preço deve ter presente se a aula será individual ou em grupo, em domicílio ou em um local fixo, também está a distância e o transporte em caso de que tenha que se locomover. Quando é individual geralmente cobro 50 reais a hora, se for um pouco longe de 70 a 80. Quando é em grupo, faço o cálculo pelo número de alunos e o gasto em fotocópias que vou ter. Não dou aula em local fixo, também não acostumo ir muito longe de casa nem pegar ônibus, mas no início da minha carreira foi triste, as vezes demorava até 2 horas em chegar para ganhar 30 ou 40 reais. Deixo-lhes minha tabela de preços que não está atualizada. Atualmente trabalho muito com aulas por skype, você pode se interessar por este artigo: Dicas para dar aula por skype.

6. Escolher o tipo de aluno: 

Você precisa determinar o nível econômico de seus alunos que está relacionado a o nível profissional que você tenha, quanto melhor e mais recomendado for, mais prestígio terá. Recomendo estudar muito, sempre se aprende alguma coisa, ser amável, pontual, comprometido e tentar saber o mais que puder. Isso fará a diferença entre um professor de 15 reais e um de 50 reais. Mesmo que não acredito que títulos signifiquem nada, para alguns alunos é tudo, graduação, cursos, mestrados, artigos publicados, etc., também influenciam no valor da hora-aula. 

7. Aprender português: 

Finalmente, quanto mais português souber, mas fácil será ensinar. Se você não é nativo, recomendo estudar a gramática do português, isto lhe permitirá fazer homologações e comparações entre as línguas.

Acredito que isso é tudo, se você tiver alguma dúvida não hesite em perguntar.

Boas aulas!

11 comentários:

  1. Gratidão pelas dicas Grether!
    Abraço!
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Hola, mi nombre es Eduardo y quería saber si conoce un libro semejante al "Hablando de negocio". Este libro es difícil de encontrar, a lo mejor hay otros.

    Gracias

    ResponderExcluir
  3. Hola Eduardo.

    Lamento no poder ayudarte, son solamente esos los materiales que conozco.

    Atenciosamente,

    Grether

    ResponderExcluir
  4. Sou muito grata a vc, grether sosa!! amo seu blog, tem me ajudado muitíssimo! consegui o diploma DELE ano passado e este é o primeiro ano que dou aulas num curso de idiomas, além das aulas particulares que tenho dado. Suas dicas estão sendo de grande ajuda para mim! GRACIAS! Agora, quero estudar um curso de nivel avanzado, talvez pela própria internet mesmo. Que sugestões vc me daria? Desde já, agradeço! Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  5. Hola Camila,


    Me alegra que el blog esté siendo útil para ti. No conozco ningún curso avanzado online de español. Te recomiendo leer mucho, ver películas, escuchar música, eso te va a ayudar a perfeccionar el idioma.

    Un abrazo!

    ResponderExcluir
  6. Hola Grether, mi nombre es Miguel no soy formado en lenguas, estoy viviendo en Brasil y quería dar aula de español aquí. Qué curso tendría que hacer, que sea omologable aquí, que me permita dar clases? me puedes ayudar?

    Gracias.

    ResponderExcluir
  7. Hola Miguel, para dar clases de español en escuelas de idiomas no necesitas ningún diploma, como eres de letrar intenta validar tu título y con eso creo que consigues dar clases en colegio. Hace varios años que no vivo en Brasil, estoy desvinculada del asunto. Buena suerte.

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!