Adsense-Top

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atividades de espanhol: Dicas para introduzir o Pretérito Indefinido - Verbos regulares.

Olá colegas!

Depois do "Presente de Indicativo" ao tempo verbal que mais esforço dedicamos é o "Pretérito Indefinido" por possuir muitos tipos de irregularidades. 

Neste artigo vou compartilhar como eu apresento este tempo a meus alunos. Na primeira aula somente trabalho com a conjugação dos verbos regulares. Posteriormente irei deixando as atividades que uso para memorizar os principais verbos irregulares. Todos os materiais os deixei em BomEspanhol.

Passo a Passo:

1. Uso os primeiros cartões que estão no anexo citado acima e começo a fazer perguntas aos alunos como as seguintes em coerência com os cartões:

¿Cuándo fue la última vez que tomaron cerveza?
¿Cuándo fue la última vez que salieron de vacaciones?
¿Cuando fue la última vez que comieron tacos?

As respostas devem ir por esta direção, se não for o caso corrija os alunos sutilmente. Insista em que usem respostas completas.

- La última vez que tomé cerveza fue ayer.
- La última vez que salí de vacaciones fue el año pasado.
- La última vez que comí tacos fue en diciembre.

Eu vou copiando as respostas na lousa. Quando terminam os cartões destaco nas frases os verbos e os marcadores temporais como fiz acima. Depois lhes explico que usamos esse tempo para:

a) Falar de ações passadas completamente terminadas sem relação com o presente, por esse motivo os marcadores temporais são bem precisos.

b) Falar de ações únicas no passado, por isso é que se utiliza muito em biografias: nascer, morrer, se casar, etc., são momentos únicos que não podem ser repetidos, por exemplo: sempre que nos casemos será diferente.

Finalmente lhes apresento a conjugação dos verbos regulares desta forma:

Para conjugar verbos regulares, somente mudar as terminações -AR, -ER, -IR pelas destacadas na imagem:



Também lhes apresento os marcadores temporais: ayer, el otro día, la semana pasada, el mes pasado, el año pasado, en abril, etc.

2. Para praticar a conjugação os coloco em duplas e dou a cada dupla os mesmos cartões da primeira atividade junto com os seguintes diálogos como exemplo para eles praticar. O objetivo, além de conjugar os verbos em pretérito indefinido é que aprendam a usar as estruturas: yo tampoco, yo sí, yo también, yo no. Você precisa explicar o uso destas expressões antes de colocar aos alunos a praticar.



Depois continuo usando esses cartões  junto com o dado que está em anexo. Divido o grupo em duas equipes. Um aluno joga o dado, se sair a pessoa "Yo" junto com o cartão "Salir de copas" o aluno deverá fazer uma frase como esta: Ayer yo salí de copas.

Por último trabalho com a música "En el muelle de San Blas" de Maná.




 Levo uma imagem que coloquei em anexo junto com a letra da música e convido aos alunos a pensar nos motivos pelos que a chica está sozinha e triste na imagem. Depois digo que para descobrir o que realmente conteceu devem conjugar os verbos da música em pretérito indefinido na pessoa indicada. Quando terminam de conjugar os verbos coloco a música para eles conferir se conjugaram corretamente. 

Recomendo enfatizar  nas terminações com acento gráfico e na terminação da segunda pessoa do singular (-aste, -iste), que geralmente os nativos trocam por (-astes, -istes), alternativa completamente errada.

Você  pode usar este vídeo que explica como conjugar verbos regulares em este tempo e também tem um pratique no final:



Recentemente também encontrei o seguinte vídeo, acredito que o importante dele é tomar a ideia e adaptá-la à realidade dos brasileiros. Pode ser uma atividade muito produtiva dividir a turma em duas equipes e tirar perguntas de uma caixa sobre fatos passados ocorridos com artistas ou na história do Brasil para responder. Esta atividade vai precisar de saber a conjugação de verbos irregulares, não é para esta primeira aula, mas é uma atividade válida para quando os alunos já conhecem um pouco este tempo.


Artigos relacionados

Atenção: já estamos no facebook, lá estou deixando muitas dicas e materiais diariamente. Esperamos por você lá. Abraços!

Boas aulas!

2 comentários:

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!