Adsense-Top

domingo, 28 de abril de 2013

Vídeo para trabalhar as profissões em espanhol


Olá colegas!
Um dos temas mais trabalhados no nível inicial é o das profissões. Neste artigo quero deixar um vídeo de algumas atividades que podem ser de utilidade.


Material para crianças
Material para adultos
Dominó de profissões
Atividade 1
Boa aula!

Motivos para aprender espanhol


Na primeira aula de espanhol existe uma pergunta que nunca falta: por que aprender espanhol? Depois de escutar os motivos dos alunos eu passo este divertido vídeo com 5 bons motivos para aprender espanhol:




10 motivos para aprender espanhol:

1. O espanhol é a terceira língua mais falada depois do chinês e o inglês e é o segundo em número de habitantes.
2. Você pode fazer viagens divertidas e interessantes. 
3. Você pode melhorar sua capacitação profissional e suas perspetivas laborais.
4. Você pode melhorar seus conhecimentos em português.
5. Você pode conhecer a cultura de 21 países.
6. Você pode desfrutar de músicas, teatro e filmes no idioma original.
7. Você pode conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.
8. Você exercita o cérebro. 
9. Você pode conhecer e experimentar novas gastronomias.
10. É o segundo idioma das comunicações internacionais.
Boa aula!

Regionalismos da língua espanhola


Os regionalismos fazem parte do dia a dia dos nativos. Trabalhar com eles é uma difícil tarefa, eu gosto de fazer disso algo divertido e uso esta canção que é muito, muito legal. É importante não esquecer que o objetivo não é atormentar aos alunos com as diferentes formas de dizer um mesmo conceito, e sim fazer que veja a riqueza da língua que está aprendendo.


Atividade relacionada

Boa aula!

A cultura hispana nas aulas de espanhol

Aprender uma língua não é só falar e escrever, existe um componente fundamental que enriquece nossas aulas: a cultura. Ministrar aulas sem trabalhar os costumes e tradições dos países hispanos é como comer sem sal. Nas aulas, sempre que for possível, você deve promover a cultura dos diferentes países que falam esta linda língua. Eu não conheço todos os países, por isso uso muito os vídeos de muitoviaje.com, são perfeitos, eles viajam pelas cidades e ressaltam o melhor de cada uma. Deixo a dica, todos os vídeos no youtube. Exemplo de vídeo:


Boas aulas!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atividades de espanhol: Dicas para introduzir o Pretérito Indefinido - Verbos regulares.

Olá colegas!

Depois do "Presente de Indicativo" ao tempo verbal que mais esforço dedicamos é o "Pretérito Indefinido" por possuir muitos tipos de irregularidades. 

Neste artigo vou compartilhar como eu apresento este tempo a meus alunos. Na primeira aula somente trabalho com a conjugação dos verbos regulares. Posteriormente irei deixando as atividades que uso para memorizar os principais verbos irregulares. Todos os materiais os deixei em BomEspanhol.

Passo a Passo:

1. Uso os primeiros cartões que estão no anexo citado acima e começo a fazer perguntas aos alunos como as seguintes em coerência com os cartões:

¿Cuándo fue la última vez que tomaron cerveza?
¿Cuándo fue la última vez que salieron de vacaciones?
¿Cuando fue la última vez que comieron tacos?

As respostas devem ir por esta direção, se não for o caso corrija os alunos sutilmente. Insista em que usem respostas completas.

- La última vez que tomé cerveza fue ayer.
- La última vez que salí de vacaciones fue el año pasado.
- La última vez que comí tacos fue en diciembre.

Eu vou copiando as respostas na lousa. Quando terminam os cartões destaco nas frases os verbos e os marcadores temporais como fiz acima. Depois lhes explico que usamos esse tempo para:

a) Falar de ações passadas completamente terminadas sem relação com o presente, por esse motivo os marcadores temporais são bem precisos.

b) Falar de ações únicas no passado, por isso é que se utiliza muito em biografias: nascer, morrer, se casar, etc., são momentos únicos que não podem ser repetidos, por exemplo: sempre que nos casemos será diferente.

Finalmente lhes apresento a conjugação dos verbos regulares desta forma:

Para conjugar verbos regulares, somente mudar as terminações -AR, -ER, -IR pelas destacadas na imagem:



Também lhes apresento os marcadores temporais: ayer, el otro día, la semana pasada, el mes pasado, el año pasado, en abril, etc.

2. Para praticar a conjugação os coloco em duplas e dou a cada dupla os mesmos cartões da primeira atividade junto com os seguintes diálogos como exemplo para eles praticar. O objetivo, além de conjugar os verbos em pretérito indefinido é que aprendam a usar as estruturas: yo tampoco, yo sí, yo también, yo no. Você precisa explicar o uso destas expressões antes de colocar aos alunos a praticar.



Depois continuo usando esses cartões  junto com o dado que está em anexo. Divido o grupo em duas equipes. Um aluno joga o dado, se sair a pessoa "Yo" junto com o cartão "Salir de copas" o aluno deverá fazer uma frase como esta: Ayer yo salí de copas.

Por último trabalho com a música "En el muelle de San Blas" de Maná.




 Levo uma imagem que coloquei em anexo junto com a letra da música e convido aos alunos a pensar nos motivos pelos que a chica está sozinha e triste na imagem. Depois digo que para descobrir o que realmente conteceu devem conjugar os verbos da música em pretérito indefinido na pessoa indicada. Quando terminam de conjugar os verbos coloco a música para eles conferir se conjugaram corretamente. 

Recomendo enfatizar  nas terminações com acento gráfico e na terminação da segunda pessoa do singular (-aste, -iste), que geralmente os nativos trocam por (-astes, -istes), alternativa completamente errada.

Você  pode usar este vídeo que explica como conjugar verbos regulares em este tempo e também tem um pratique no final:



Recentemente também encontrei o seguinte vídeo, acredito que o importante dele é tomar a ideia e adaptá-la à realidade dos brasileiros. Pode ser uma atividade muito produtiva dividir a turma em duas equipes e tirar perguntas de uma caixa sobre fatos passados ocorridos com artistas ou na história do Brasil para responder. Esta atividade vai precisar de saber a conjugação de verbos irregulares, não é para esta primeira aula, mas é uma atividade válida para quando os alunos já conhecem um pouco este tempo.


Artigos relacionados

Atenção: já estamos no facebook, lá estou deixando muitas dicas e materiais diariamente. Esperamos por você lá. Abraços!

Boas aulas!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Atividade de espanhol: Dicas para introduzir o futuro perfecto de indicativo

Olá colegas!

Neste artigo vou compartilhar como introduzo o Futuro Perfecto de Indicativo. Este tempo tem dois usos:

1. Fazer hipóteses sobre ações terminadas em um passado recente (pretérito perfecto).

2. Expressar ações que damos como terminadas em um momento dado no futuro.

Desses usos o mais difícil de assimilar pelos alunos é o primeiro. As atividades estão direcionadas nesses dois sentidos. Os particípios irregulares são os mesmos do Pretérito Perfecto que vimos recentemente. Para lembrar a conjugação  recomendo acessar a BomEspanhol.

Passo a passo

1. Coloco este vídeo sem áudio. Curta-metragem "Te he mentido":




2. Ao terminar pergunto: ¿Qué habrá pasado? para que eles façam hipóteses sobre um passado recente. As respostas devem ir por este caminho:

- Habrá descubierto que el novio la engañaba.

- Habrá terminado con el novio.

- Habrá decidido mudar de ciudad y él no la habrá querido acompañar.

Atenção: 

Os alunos não vão ir nessa direção, recomendo corrigir sutilmente e colocar as frases corretas na lousa para eles ir percebendo o uso. 

3. Depois coloque o vídeo, desta vez com áudio. Ao terminar o vídeo pergunte: ¿Qué ha pasado realmente?. Coloque as respostas na lousa, devem ir por esta direção:

- El chico ha roto con ella.

- Le ha dicho que la engañaba desde el principio.

- Él también se ha engañado.

4. Volte à lousa e circule os verbos das hipóteses feitas no início, fale para eles que para criar hipóteses de um passado recente se usa o Futuro Perfecto. Explique o tempo e passe a praticar com os cartões da primeira atividade que estão em BomEspanhol.

5. Para explicar o segundo uso distribua os cartões da atividade número dois que está em BomEspanhol e feche dizendo que esses são os dois usos desse tempo verbal.

Se você quiser fazer alguma atividade com música recomendo: "He cambiado" – Shinoflow y Cansino.






Não gosto muito do ritmo, uso somente a primeira estrofe em atividade auditiva e dependendo do grupo. Depois uso o título da música para que eles façam frases descrevendo o que terá mudado na vida deles no ano 2025. Para isso não precisa da música, pode fazer esta última atividade sem ela. As frases devem ir nesta direção:

- Habré engordado un poquito.

- Habré tenido dos hijos.

- Me habré casado. 

Outra ideia legal é fazer cartões com duas imagens, uma que represente o agora e outra o futuro. Para que eles façam as hipóteses. Deixo um exemplo:
Exemplo de frase: 
Ahora ella está gorda, pero el próximo año ya habrá adelgazado.

Atividades para praticar a conjugação:
- Bomespanhol
- TodoClaro

Boas aulas!