Adsense-Top

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Primeira aula de espanhol: plano de aula

Olá colegas!

Hoje vou compartilhar um exemplo de plano de aula para a primeira aula de espanhol. Foi planejado para um grupo de 6 alunos.
Professora: Grether Sosa Carballo
Turma: ELE 1 (6 alunos)
Data: 23/01/2014 
Aula: # 
Unidade a ser trabalhada: unidade 1
Páginas: 8-13
Duração: de uma hora a uma hora e meia.
Objetivo geral da aula: Estabelecer uma primeira conversa
Objetivos específicos da aula: 
- Cumprimentar
- Apresentar-se
- Soletrar palavras
- Dar e pedir dados pessoais
- Despedir-se
Conteúdos a serem trabalhados: 
- Gramaticais: pronomes pessoais, verbos “ser”, “trabalar”, “tener” e “llamarse” em presente de indicativo
Vocabulário: cumprimentos, despedidas, objetos da sala de aula, números (0-20), profissões, nacionalidades
Pronuncia ou Ortografia: o alfabeto
Materiais a serem utilizados: 
- Cartões
- Letra da música 300 kilos
- Música: 300 kilos
Desenvolvimento: Vou deixar diversas atividades que podem ser usadas para alcançar os objetivos desta aula.
Apresentações:
1. Escrever na lousa com seus dados pessoais: Me llamo Grether. Soy cubana. Soy profesora de español.
2. Faça que cada um dos alunos se apresente seguindo o modelo da lousa. Corrija sutilmente se alguém errar.
3. Entregue um cartão a cada aluno para preencher com os dados pessoais deles, depois peça para entregar o cartão ao colega do lado. Montrar uma foto de um familiar e escreva na lousa: Él se llama Rubén. Es brasileño. Es informático. Posteriormente peça para cada aluno apresentar ao colega do lado usando os dados do cartão que este tinha lhe passado anteriormente e o modelo da lousa.


4. Entregue um dos seguintes cartões a cada aluno. O aluno vai assumir o rol da pessoa que lhe tocou no cartão e vai se apresentar. Depois vai trocar o cartão com o colega do lado e vai a apresentar ao colega usando os dados do cartão que este lhe passou.








Soletrar
Peça para os alunos soletrar os nomes deles. Depois apresente o alfabeto. Pergunte pelos objetos da sala de aula. Coloque os nomes na lousa. Repitam em coro. Coloque os seguintes nomes em uma caixa. Cada aluno vai tirar um e soletrar.

Profissões
Use as profissões dos alunos e outras 5 ou 6 profissões que sejam diferentes do português. Coloque os nomes na lousa. Repitam em coro. Depois façam o seguinte jogo: A diz: médico. B diz: médico, maestro. C diz: médico, maestro, periodista, e assim por diante. Ganha quem fique até o final sem se confundir.

Cumprimentos e despedidas
Perguntar aos alunos quais os cumprimentos e despedidas que conhecem em português. Pergunte se eles conhecem alguns em espanhol. Escreva-os na lousa e repitam em coro. Entregue os seguintes cumprimentos e despedidas soltos para que os alunos coloquem cada um deles na coluna correspondente: Saludos ou Despedidas.


Nacionalidades:
1. Colocar a música. Peça para os alunos ir colocando os países na ordem que escutem. Depois pergunte a nacionalidade das pessoas que moram nesses países. Explique as diferentes terminações dos gentílicos. 
2. Coloque os seguintes países em uma caixa. Os alunos vão a ir tirando os nomes dos países da caixa e dizendo a nacionalidade. Se quiser que a atividade fique mais interessante faça uma competição. Divida o grupo em dois e ganha quem mais acertos tenha ao final do jogo.
Para acessar aos materiais das atividades anteriores clique aqui.
Música:


Números:
Ensine os números até o vinte. Leve um balão e vão passando o balão de forma aleatório. O aluno que o pegar tem que seguir a sequência de números: 1, 2 , 3...

Atividade final 1
Entregue esta enquete a cada aluno, vão andar pela sala entrevistando e conhecendo aos colegas. Devem anotar as respostas dadas por cada companheiro de classe. Façam uma roda de conversa e pergunte o que acharam de interessante nos colegas. Coloque antes um exemplo de respostas na lousa para eles ter uma guia.


Atividade final 2

Em dupla entregue uma das seguintes situações para eles interpretar.



Este plano de aula é para seis alunos. Os pontos gramaticais devem ir sendo explicados depois de realizar cada atividade. Sempre deve dar um exemplo primeiro, um modelo a seguir.
Boas aulas!

21 comentários:

  1. Essa aula tinha duração de quantos minutos?
    Amei seu blog! Parabéns pelo lindo trabalho. Vou dar minha primeira aula de espanhol no centro de estudos de línguas no sábado e estou preparando minha primeira aula.

    ResponderExcluir
  2. Olá Annelize!

    Fico feliz de que tenha gostado do blog.

    O tempo pode variar de uma 1h a 1h30min vai depender muito de você e principalmente dos alunos. Com alunos tímidos dura perto de uma hora e com alunos mais extrovertidos pode chegar até uma hora e meia .

    Boa sorte em sua primeira aula e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, vou dar minha primeira aula pra 20 alunos na primeira semana de março. Gostei de suas dicas!

    ResponderExcluir
  4. De nada Natalia, mucha suerte,

    Un fuerte abrazo!

    ResponderExcluir
  5. Amei o plano parabéns! Gostaria de saber o nome da música.

    ResponderExcluir
  6. La música se llama "300 kilos - Los Coyotes". Me alegra que te guste el blog. Un abrazo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Grether, Parabéns pelo blog.
    Muito legal, ótimo pra quem não tem experiência com métodos de ensino e gostaria de ensinar algo em oficinas. (meu caso hehe)

    ResponderExcluir
  8. Ola amiga,obrigado me ajudou muito pq estou na universidade,e estou em um estagio e pra mim esta sendo dificil...

    ResponderExcluir
  9. Hola gostaria de saber qual livro você trabalha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Gostaria de saber qual livro você trabalha?

      Excluir
  10. Me ajudou muito, gracias. Sou engenheira, uruguaia, mas nestes tempos difíceis, desempregada, precisamos daquele jeitinho brasileiro para se virar. Então vou dar aulas particulares de espanhol, já que vários amigos e colegas me pediram.

    ResponderExcluir
  11. Maestra,

    Eres simplesmente maravillosa!Me encantan las calses.
    Gracias por todo.

    ResponderExcluir
  12. Muy buena esa aula,es adcuada para alumnos 6° año? gracias

    ResponderExcluir
  13. No início dessa aula, vc se refere à unidade I. Você adotou algum livro? caso não, pode indicar algum?

    ResponderExcluir
  14. Muchas gracias por compartir con nosostros tu experiencia de maestra.

    ResponderExcluir
  15. Gracias por compartir tu experiencia de maestra con nosotros.

    ResponderExcluir
  16. Olá. Adorei seu blog!
    Vou começar a dar aula para um aluno adulto inciante, porém, não tenho experiêcia com métodos de ensino. Alguma sugestão do que trabalhar na primeira aula?

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito vai me ajudar bastante nas primeiras aulas.Mais uma vez vou ministra língua espanhola no ensino médio.

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!